Assessoria de imprensa

11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo anuncia a programação da Exposição

Do dia 28 de outubro até o final de dezembro, a cidade de São Paulo será palco de uma Bienal de Arquitetura diferente: mais de 40 atividades de diversos tipos e formatos abrem ao público a vivência de processos de desenho na cidade, acompanhados da exposição da 11ª Bienal, com centenas de trabalhos de referência.   A proposta tem o objetivo de aproximar a arquitetura de outras formas de coprodução urbana, com o objetivo de construir um projeto coletivo e colaborativo de cidade.

11a Bienal de Arquitetura
11ª edição da Bienal de Arquitetura de São Paulo

Com a proposta de discutir imaginários da cidade e a utilidade pública da arquitetura para um projeto coletivo e colaborativo de cidade, a 11ª Bienal de ArquiteturaEm Projeto, inaugura em 28 de outubro, no Sesc Parque Dom Pedro II, a primeira mostra da Exposição da Bienal, acompanhada de seu primeiro Módulo Satélite sobre rodas. No dia seguinte, funcionará também o segundo Satélite, no Sesc Campo Limpo. O calendário de aberturas das demais exposições continua na semana seguinte, no dia 4 de novembro, quando serão inauguradas as exposições na Vila Itororó, Biblioteca Mário de Andrade e Praça das Artes. Além destes locais, outros espaços parceiros como a Casa do Povo e Ocupação 9 de Julho integrarão o roteiro da mostra. A Exposição pode ser visitada até o final de dezembro, com exceção da mostra instalada no Sesc Dom Pedro II, e de seus dois Módulos Satélites, que seguirão abertos até fim de janeiro de 2018.

11ª Bienal de Arquitetura, uma realização do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) com curadoria do arquiteto Marcos L. Rosa, que coordena um grande grupo de colaboradores, e correalização do Sesc São Paulo, se estrutura como uma série de ações na cidade, realizadas por grupos atuantes em São Paulo e ações propostas junto a convidados do Brasil e do mundo. A programação dessas atividades já começou e as ações abertas ao público ocorrerão de novembro a dezembro e serão divulgadas no site do evento. Tais atividades são articuladas à exposição de uma série de iniciativas por todo o mundo, compiladas no Observatório da Bienal e resultantes de seu processo de investigação e pesquisa.

A exposição da Bienal acontece numa rede de espaços oficiais, onde há uma programação fixa; espaços parceiros, que receberão programações pontuais; e Módulos Satélites sobre rodas, que articulam e dão visibilidade às ações da Bienal, atomizadas pela cidade, dando suporte para interação, convívio e diálogo. A 11ª Bienal, para além de uma exposição, é um processo de pesquisa e troca fomentada por uma programação contínua de ações por toda a cidade que permitem a experiência efetiva de processos de produção do espaço. A agenda completa destas ações pode ser acompanhada pelo site do evento e pelo facebook.

Além do trabalho do núcleo de conteúdo da Bienal, responsável pela curadoria do evento, as Chamadas Abertas receberam mais de 500 propostas, das quais aproximadamente 100 foram selecionadas. Trata-se de mais de 40 atividades e ações propostas que ocorrerão por toda a cidade de novembro a dezembro deste ano, além de alguns trabalhos de referência que integraram o Observatório da Bienal - em formatos como fotografia, vídeo, áudio, representações gráficas, guias e manuais - e publicações e coleções que serão apresentadas na Biblioteca da Bienal, a partir do dia 4 de Novembro.

Além de ações e intervenções pela cidade, que convidam o público a vivenciar processos de desenho, a Exposição é pensada como um grande arquivo e conta com trabalhos de grupos, coletivos e organizações de variados tipos, projetos individuais, arquitetos e não-arquitetos, nos formatos de materiais expositivos e publicações. Os trabalhos selecionados envolvem ações no campo real, intervenções artísticas, exposição de trabalhos já executados e uma biblioteca contendo trabalhos escritos desde 2010. A escolha dos espaços na área central segue a intenção de criar um percurso caminhável a ser seguido pelo público, motivando que o visitante se relacione não apenas com a Exposição em si, mas com a cidade, motivo maior do evento. A Bienal divulgará em breve também a lista completa de artistas participantes e selecionados pela curadoria para o evento, e que participarão da Exposição e de sua programação contínua.

Programação 11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo

 

28/10/2017

Abertura da exposição da 11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo e do primeiro Módulo Satélite

  • Sesc Parque Dom Pedro II

Endereço: Praça São Vito, s/nº - Brás (em frente ao Mercadão de São Paulo)

* Esta mostra fica aberta até o fim de janeiro de 2018

 

29/10 a 12/11/2017

Abertura do Módulo Satélite da 11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo

  • Sesc Campo Limpo

Endereço: R. Nossa Sra. do Bom Conselho, 120- Vila Prel, São Paulo.

* De lá, o Módulo Satélite percorrerá outras unidades Sesc e espaços até o final de 2017.

 

14/11 a 03/12/2017

Abertura do Módulo Satélite da 11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo.

  • Sesc Osasco

Endereço: Avenida Sport Club Corintians Paulista, 1300 - Jardim das Flores, Osasco, São Paulo.

 

05/12 a 23/12/2017

Abertura do Módulo Satélite da 11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo

  • Sesc Itaquera

Endereço: Av. Fernando do Espírito Santo Alves de Mattos, 1000 - Itaquera, São Paulo.

 

O Módulo Satélite é uma pequena estrutura de 3x2 metros sobre rodas que vai circular até o fim do ano por quatro unidades do Sesc São Paulo, permitindo que a Bienal viaje pela cidade e funcionando como amparo para algumas atividades e motor de interação, convívio e diálogo O módulo expõe alguns trabalhos selecionados pela Bienal, organiza a documentação das atividades do evento no entorno do Sesc e compartilha informações que acontecem em outros espaços da Bienal. Algumas atividades acontecerão a partir do suporte oferecido pelo próprio módulo.

 

04/11/2017

Abertura das mostras da 11ª Bienal de Arquitetura nos seguintes espaços:

 

  • Vila Itororó

Endereço: R. Pedroso, 238 - Bela Vista, São Paulo

  • Praça das Artes

Endereço: Av. São João, 281 - Centro, São Paulo

  • Biblioteca Mário de Andrade

Endereço: R. da Consolação, 94 - Consolação, São Paulo

 

04/11 até final de dezembro de 2017

Abertura de mostras e atividades nos espaços parceiros da 11ª Bienal de Arquitetura

  • Casa do Povo - Endereço: Rua Três Rios, 252 - Bom Retiro, São Paulo
  • Ocupação 9 de Julho - Endereço: Avenida Nove de Julho, 216, centro de São Paulo, antigo hotel Cambridge
  • Goethe na Vila (atividades na Casa 8, na Vila Itororó) -  programação pontual será anunciada - Endereço: R. Pedroso, 238 - Bela Vista, São Paulo
  • Instituto Bardi/Espaço Pipa - programação pontual será anunciada no calendário oficial
  • Lanchonete - programação pontual será anunciada no calendário oficial
  • Apartamento FICA - Fundo Imobiliário Comunitário para Aluguel - programação pontual será anunciada no calendário oficial.

 

Mais sobre a 11ª Bienal de Arquitetura

Website e redes sociais:

www.11bienaldearquitetura.org.br

Facebook/11bienaldearquitetura

Instagram/11bienal

 

Informações para a imprensa sobre a 11ª Bienal de Arquitetura de São Paulo: Bansen & Associados Comunicação

Bia Bansen (bia@bansen.com.br); Clean Barros (clean@bansen.com.br); Marcelo Fontenele (marcelo@bansen.com.br)

Tel.: (11) 5539-2344

Notícias relacionadas

Grande caminhada pela borda geográfica de São Paulo abre oficialmente a 11ª Bienal de Arquitetura

Aberta ao público, caminhada de 120 km ocorre de 16 a 23 de setembro, parando em unidades do SESC-SP e iniciativas comunitárias. Ainda neste mês de setembro, acontecerá a Oficina "Atos gráficos: táticas para a construção de identidades visuais na cidade", entre os dias 12 e 15, no SESC Campo Limpo.

 

11ª Bienal de Arquitetura finaliza chamada aberta Imaginário da Cidade com 150 projetos inscritos!

Outras três chamadas públicas continuam abertas para receber trabalhos: Faculdades de Arquitetura e Estudos Urbanos, Utilidade Pública e Arquitetura Urbana.

 

11ª Bienal de Arquitetura faz chamadas públicas para projetos coletivos de cidade

Com as chamadas já abertas no site, Bienal convoca a sociedade a expor trabalhos e projetos coletivos de cidade.

 

11ª Bienal de Arquitetura inicia suas atividades para discutir a utilidade pública da arquitetura e lança chamada para imaginar um projeto coletivo de cidade

Frente aos desafios colocados pela metrópole contemporânea, o Evento contempla projetos que, em suas várias frentes de ação, ampliam as possibilidades de atuação do arquiteto com base na articulação com uma série de disciplinas e saberes.

BANSEN - ©2016
Bansen Phone
Address: rua dr. tirso martins, 100 cjto 304 - 04120-050 - vila mariana - SP/SP.
Site Design by Marília Schumann