Leão Alimentos e Bebidas
Leão Alimentos e Bebidas - Projeto Estação Sustentável

Estudantes se engajam e botam em prática transformações ambientais nas escolas

Projeto de educação ecológica Estação Sustentável estimula estudantes a conhecerem a escola e serem protagonistas das mudanças em suas comunidades

 

Instigados a diagnosticarem problemas ambientais e a executarem ideias criativas para necessidades reais de suas escolas e do entorno, estudantes de escolas públicas capixabas e paranaenses começam a colocar a mão na massa para deixar legados positivos no entorno de suas escolas.

O desafio faz parte da sétima edição do Projeto Estação Sustentável, realizado em cinco escolas de Linhares/ES e três de Fazenda Rio Grande/PR, que tem o objetivo de disseminar boas práticas ambientais e a preocupação com os recursos naturais nas comunidades do entorno de unidades da Leão Alimentos e Bebidas, idealizadora do projeto em parceria com as Secretarias de Educação dos municípios.

A grande maioria dos diagnósticos feitos pelos participantes neste ano verificou a necessidade de revigorar áreas comuns das escolas, como jardins, quadras, halls e muros de entrada. Outro aspecto observado pelos estudantes foi a necessidade da ampliação de espaços de lazer. Os alunos detectaram espaços ociosos e, assim, projetaram em grupo a construção de "cantinhos de leitura", parquinhos com cavalinhos de pneus reaproveitados, caixas de areia e jogoteca.

Eles também observaram a importância da produção de ferramentas para o suporte do cotidiano das escolas, como lixeiras, além da organização de bicicletários, já que muitos estudantes utilizam a bicicleta como meio de locomoção até a escola. Todos esses planos de ação contemplam a utilização de materiais recicláveis.

"A metodologia do projeto provoca, necessariamente, a interação, o pertencimento à escola e a construções de legados. Assim, as transformações tanto físicas, em suas estruturas, quanto no clima das escolas e comunidades, por meio da promoção da cooperação na construção dos projetos, são cada vez mais visíveis", enfatiza Fabiano Rangel, Gerente Institucional e de Desenvolvimento Sustentável da Leão Alimentos e Bebidas.

A partir de 23 projetos, as escolas públicas de Linhares/ES e Fazenda Rio Grande/PR estão ficando mais coloridas, os jardins recuperados e novas possibilidades de interação com o ambiente estão sendo construídas.

"Sabemos que os desafios são inúmeros, principalmente quando se trata de equipamentos públicos em áreas de alta vulnerabilidade. O Estação Sustentável é um ponto de partida, provocando nas crianças e jovens um olhar sobre autonomia, sustentabilidade e qualidade de vida", completa Rangel.

O projeto da Leão Alimentos e Bebidas já impactou mais de 7 mil pessoas diretamente, entre moradores das comunidades e estudantes, e estimulou a coleta de cerca de 19 toneladas de materiais descartados inadequadamente no meio ambiente.  

Leão Alimentos e Bebidas

 

Mais informações para a imprensa

Tel: 11 5539 2344

BANSEN - redação

Bia Bansen
bia@bansen.com.br

Marilia Schumann
marilia@bansen.com.br

 

Clean Barros
clean@bansen.com.br

Marcelo Fontenele
marcelo@bansen.com.br