Le?o Alimentos e Bebidas
Leão Alimentos e Bebidas

Projeto de educação ambiental impacta 12 mil no ES e PR

Objetivo do Estação Sustentável 2017 foi a capacitação de educadores de escolas para a metodologia de um jogo lúdico de responsabilidade ambiental, que colocou os alunos como protagonistas de mudanças em suas comunidades

 

Cerca de 60 educadores de escolas públicas de Linhares, no Espírito Santo, e Fazenda Rio Grande, no Paraná, inovaram na forma de ensino e conseguiram explorar novas possibilidades na prática educativa no último ano letivo. Eles foram capacitados para assumir o papel de facilitadores da aprendizagem, instigando os alunos a diagnosticarem problemas ambientais e a executarem ideias criativas para necessidades reais de suas escolas e do entorno.

Fundamental para que pudessem trabalhar de forma transdisciplinar e mais conectados à realidade dos estudantes, ligando o conteúdo na sala de aula com a vida cotidiana, a capacitação dos professores foi o principal objetivo da última edição doEstação Sustentável. A proposta do projeto é disseminar boas práticas ambientais e a preocupação com os recursos naturais nas comunidades do entorno de unidades da Leão Alimentos e Bebidas, idealizadora do projeto em parceria com as Secretarias de Educação dos municípios de Linhares/ES e Fazenda Rio Grande/PR. Em 2017, a assessoria especializada pedagógica aconteceu em oito escolas, mobilizando 560 estudantes, que colocaram a mão na massa para deixar legados positivos no entorno de suas escolas, sempre contemplando a utilização de materiais recicláveis. 

Por meio de 26 projetos, os alunos revigoraram áreas comuns, como jardins, quadras, halls e muros de entrada, projetaram em grupo a construção de "cantinhos de leitura", parquinhos com cavalinhos de pneus reaproveitados, caixas de areia e hortas. 

Eles também observaram a importância da produção de ferramentas para o suporte do cotidiano das escolas, como lixeiras, além da organização de bicicletários, já que muitos estudantes utilizam a bicicleta como meio de locomoção até a escola. 

"Ao mesmo tempo em que  desenvolve habilidades como cooperação, comunicação e liderança, o Estação Sustentávelprovoca nas crianças e jovens um olhar crítico sobre autonomia, sustentabilidade e qualidade de vida. Os legados deixados são visíveis: as escolas ficaram mais coloridas, os jardins recuperados e novas possibilidades de interação com o ambiente foram – e estão sendo – construídas", pontua Fabiano Rangel, Gerente Institucional e de Desenvolvimento  Sustentável  da  Leão Alimentos e Bebidas

Desde 2011, o projeto já impactou mais de 20 mil pessoas direta e indiretamente, entre moradores das comunidades e estudantes, e estimulou a coleta de cerca de 19 toneladas de materiais descartados inadequadamente no meio ambiente.  

Vale destacar que a atual metodologia do Estação Sustentável 2017 foi desenvolvida pela Evoluir, empresa especializada em criar conteúdos e metodologias educacionais, que foi contratada para o suporte no desenvolvimento tecnológico.

 

 

 

Mais informações para a imprensa

Tel: 11 5539 2344

BANSEN - redação

Bia Bansen
bia@bansen.com.br

Marilia Schumann
marilia@bansen.com.br

 

Clean Barros
clean@bansen.com.br

Marcelo Fontenele
marcelo@bansen.com.br