Assessoria de imprensa

Energia solar chega à indústria de erva-mate

A Erva-Mate Gheno acaba de fazer história na centenária indústria de erva-mate no Brasil.

Leão Alimentos e Bebidas Leão Alimentos e Bebidas

A Erva-Mate Gheno acaba de fazer história na centenária indústria de erva-mate no Brasil. A empresa se tornou a primeira ervateira brasileira autossustentável em energia, ao investir em eletricidade produzida a partir da luz do sol, ou energia fotovoltaica. 

Os 62 módulos de painéis fotovoltaicos dão uma capacidade total instalada de 16,43 kWp e mais seis módulos ainda serão instalados, ampliando a potência para 18 kWp, além de um inversor maior, possibilitando uma margem de ampliação na geração de energia em 36%. Ao longo de 25 anos de operação, o sistema poderá evitar a emissão de 308.185 kg de CO2, o que equivale a um carro 1.0 ter rodado 174.116 km, 566 árvores terem sido plantadas ou a "Pegada de Carbono" de seis pessoas.

"A empresa que implantou o sistema fez um estudo e descobriu que somos os primeiros ervateiros a utilizar a energia solar para abastecer todo o parque de máquinas", conta Gilnei Gheno, diretor da Erva-Mate Gheno. A ervateira é uma das 17 fornecedoras de erva-mate da Leão Alimentos e Bebidas, empresa líder de mercado com mais de um século de história e tradição na indústria de chás. 

Leão Alimentos e Bebidas busca se aprimorar em um modelo de negócio sustentável, que pauta suas diretrizes de responsabilidade ambiental em suas operações e estimula sua cadeia de suprimentos a seguir o mesmo caminho. "Sabemos do empenho da Leão em produzir com qualidade e sustentabilidade. Como a Leão é hoje um dos nossos principais clientes, decidimos trilhar esse mesmo caminho", explica Gilnei.

A história da Erva-Mate Gheno começou com João Gheno, o patriarca da família, que fez o primeiro plantio de erva-mate em 1978. Foi apenas em 2006 que dois dos nove filhos, Gilnei e Carlos, decidiram industrializar a erva-mate, realizando o sonho do pai.

A ervateira está baseada em Concórdia, cidade do oeste catarinense localizada a 450 km da capital Florianópolis, eleita como a cidade com o melhor índice de desenvolvimento do Estado de Santa Catarina e a 6ª melhor do Brasil pelo IFDM (Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal).  

"Concentramos a compra de matéria-prima em fornecedores melhor estruturados e com capacidade de atender tanto os nossos altos padrões de qualidade e segurança de alimentos para o fornecimento de matéria-prima, como empenhados em seguir evoluindo em práticas sustentáveis em suas operações. Estamos constantemente buscando fornecedores com melhor aptidão técnica e com a infraestrutura mais adequada, estimulando e trabalhando em parceria no desenvolvimento de boas práticas de produção agrícola, responsabilidade ambiental, social e desenvolvimento econômico. A instalação da planta de energia renovável na Erva-Mate Gheno certamente é um fator de diferenciação que vem ao encontro de nossas premissas de responsabilidade ambiental", ressalta Fabiano Rangel, gerente Institucional e de Desenvolvimento Sustentável da Leão Alimentos e Bebidas

"A parceria com a Leão nos permitiu diversos investimentos em nossa unidade. E nesse ultimo semestre triplicamos nossa capacidade de secagem e finalizamos o ano inaugurando a mini usina fotovoltaica para gerar energia sustentável para nossos processos", completa Gilnei Gheno. Os ervais e o parque maquinário da Erva-Mate Gheno ficam ao lado do Parque Estadual Fritz Plaumann, área de preservação ambiental de 741 hectares, às margens do Rio Uruguai.

 

 

Notícias relacionadas

 

Mutirão renova pintura de escola pública em Linhares

Importante destacar que essa não é a primeira ação social da Leão Alimentos e Bebidas e da Trop Frutas que beneficia a EMEF José Modeneze

 

Projeto no Espírito Santo realiza pagamento a 34 propriedades rurais por serviços ao meio ambiente

O Programa Reflorestar tem como meta recuperar aproximadamente de 80.000 hectares de mata nativa no ES.

 

O campeão Emanuel Rego apresenta algumas promessas do esporte no X Festival Leões do Vôlei

O projeto Leões do Vôlei une a escola e o esporte para compartilhar valores positivos para a cidadania e a formação humana

 

Estudantes se engajam e botam em prática transformações ambientais nas escolas

Projeto de educação ecológica Estação Sustentável estimula estudantes a conhecerem a escola e serem protagonistas das mudanças em suas comunidades

Ação social reúne serviços gratuitos em Linhares neste domingo (26)

Os moradores dos bairros de Santa Cruz, Canivete, Betânia e região, em Linhares, estão convidados para o Mais Leão Circuito Cidadão, evento com diversos serviços gratuitos de saúde, cidadania, bem-estar, educação e lazer no próximo domingo, 26 de novembro.

Leão Alimentos e Bebidas aprimora critérios de sustentabilidade e divulga resultados do biênio 2015-2016

O documento traz o balanço dos principais resultados nos temas prioritários para a empresa: água, energia e clima, resíduos, bem-estar social e agricultura.

Del Valle ganha Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira 2017

Nova embalagem de Del Valle 100% Suco e Laranja Caseira em garrafas PET 300ml conquista ouro; Café Leão leva o bronze

Estudantes paranaenses de 8 a 16 anos disputam o 5º Torneio Leões do Vôlei

O projeto tem como padrinho o atleta campeão mundial e olímpico de vôlei de praia Emanuel do Rego, responsável pelo desenvolvimento da metodologia das aulas.

Entre uma visita e outra, público da Equipotel pode saborear o marcante aroma do Café Leão

Café Leão: exportado do Brasil para os brasileiros


Projeto de educação ambiental em escolas públicas amplia alcance no ES e PR

Em sua sétima edição, Estação Sustentável já impactou 7 mil pessoase recolheu 19 toneladas de resíduos sólidos do meio ambiente

Leão Alimentos e Bebidas promove caminhada em prol da saúde masculina

No próximo sábado, dia 26 de agosto, a Leão Alimentos e Bebidas vai incentivar os funcionários, suas famílias e toda a comunidade de Fernandes Pinheiro/PR a praticarem atividade física, por meio de uma caminhada, melhorando assim tanto a saúde física como a mental.

 

Café Leão marca presença no MixUp Fashion Market

Um evento que tem o objetivo de seguir as novas tendências do mercado de luxo.

 

Fundo Municipal de Saúde de Fazenda Rio Grande/PR recebe doação de mais de 1 tonelada de chá Matte Leão

Os produtos serão distribuídos ao Hospital Maternidade Nossa Senhora Aparecida, UPA (Unidades de Pronto Atendimento) e nas 11 (onze) UBS (Unidades Básicas de Saúde) do município.

BANSEN - ©2016
Bansen Phone
Address: rua dr. tirso martins, 100 cjto 304 - 04120-050 - vila mariana - SP/SP.
Site Design by Marília Schumann