Leão Alimentos e Bebidas
Leão Alimentos e bebidas - Estação Sustentável

Estação Sustentável bate a marca de mais de 1 tonelada de resíduos sólidos recolhidos em escolas de Linhares

Projeto socioambiental entrou em ação para semear boas práticas ambientais e de cidadania em escolas públicas e comunidades da cidade.

 

A edição de 2018 do projeto socioambiental Estação Sustentável, realizado pela Leão Alimentos e Bebidas, foi finalizada nesta terça-feira, 11 de dezembro, com uma grande celebração que reuniu cerca de 300 pessoas, entre educadores, gestores e estudantes de escolas públicas municipais, representantes da Prefeitura, das Secretarias Municipais de Educação e do Meio Ambiente, da Associação de Catadores e da Leão.

Leão Alimentos e Bebidas
Leão Alimentos e bebidas - Estação Sustentável

Durante o evento, foi divulgado o balanço de seis meses de trabalho do projeto que envolveu mais de 1500 alunos do Ensino Fundamental e suas famílias: mais de 1 tonelada de resíduos sólidos foram coletados das comunidades escolares. Todos os resíduos sólidos arrecadados foram transportados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que encaminhou para a Associação de Catadores do município, assegurando a pesagem, triagem e destinação correta dos resíduos.

O projeto promoveu neste ano uma série de atividades baseadas na Política Nacional de Resíduos Sólidos, incentivando o exercício da cidadania na comunidade escolar municipal de Linhares. O Estação Sustentável envolveu a adoção de métodos e processos participativos destinados ao desenvolvimento de competências e habilidades essenciais na capacitação de crianças e jovens da rede municipal de ensino, desenvolvidos pela consultoria 3 é Par. O trabalho proposto visou a formação de agentes multiplicadores que perpetuam práticas que alcancem o ciclo social, suas famílias, as comunidades e, inclusive, a cidade.

"Por meio do SUS, o Brasil gasta cerca de R$ 1,5 bilhão todos os anos tratando de pessoas que têm doenças causadas pela falta de destinação e de tratamento correto de resíduos sólidos. Com a edição deste ano do Estação Sustentável, quisemos disseminar boas práticas ambientais em escolas públicas e comunidades de Linhares, chamando a atenção de todos para esse grande gargalo nacional que é a destinação inadequada dos resíduos sólidos", destaca Fabiano Rangel, Gerente Institucional e de Desenvolvimento Sustentável da Leão Alimentos e Bebidas.

Em 2016, um estudo da Agência de Desenvolvimento das Micros e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes) mostrou que existem 1.000 coletores de resíduos sólidos no Espírito Santo. Estes trabalhadores são impactados diretamente com o resultado de projetos como o Estação Sustentável. Vale lembrar que o projeto Estação Sustentável também acontece em escolas públicas no entorno da unidade da Leão em Fazenda Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba/PR.

Leão Alimentos e Bebidas
Leão Alimentos e bebidas - Estação Sustentável

Leão Alimentos e Bebidas
Leão Alimentos e bebidas - Estação Sustentável

 

Le?o Alimentos e Bebidas Redação: Bansen

 

Mais informações para a imprensa

Tel: 11 5539 2344

BANSEN - redação

Bia Bansen
bia@bansen.com.br

Marilia Schumann
marilia@bansen.com.br

 

Clean Barros
clean@bansen.com.br

Marcelo Fontenele
marcelo@bansen.com.br