ZOOM lan�a a Liga de Futebol de Rob�s

Nova oficina de aprendizagem ativa combina�a paix�o nacional pelo futebol com a rob�tica, estimulando o protagonismo de alunos em salas de aula.

ZOOM Education for Life

Baseada na metodologia do aprender fazendo, a Liga de Futebol de Rob�s � a nova oficina de aprendizagem ativa desenvolvida pela ZOOM education for life, que promete transformar as aulas em torneios do esporte mais amado no Brasil, o futebol. Antes de entrar em campo, os craques da bola ser�o constru�dos e programados pelos pr�prios alunos durante a oficina. Unindo criatividade, l�gica, senso critico e conte�do de disciplinas fundamentais, os programas educacionais da ZOOM visam formar alunos mais preparados e capacitados para os desafios do dia a dia.

Voltada para alunos de 8 a 13 anos de idade, dos n�veis de ensino Fundamental I e II, a Liga de Futebol de Rob�s se aplica �s disciplinas de STEM, trabalhando conte�dos e compet�ncias que estimulam curiosidade, pensamento cr�tico, um melhor entendimento da ci�ncia, e uma maior autoconfian�a na resolu��o de problemas em um contexto de trabalho em grupo. "Desenvolvemos um projeto que pudesse unir, de forma l�dica e desafiadora, a paix�o nacional pelo futebol com a rob�tica e as experi�ncias em competi��es. Ao final dos processos de constru��o e programa��o dos rob�s jogadores, os estudantes se dividem em equipes de quatro para iniciarem uma partida de futebol manipulando os rob�s por controle remoto", explica Marcos Wesley, fundador e CEO da ZOOM.�

A ZOOM j� fechou parceria com o Torneio Brasil de Rob�tica, incluindo a Liga de Futebol de Rob�s como modalidade da edi��o de 2019. "Nosso objetivo �, em tr�s anos, ter a oficina inserida em 1000 escolas, impactando cerca de 300 mil alunos", informa Marcos. Vale lembrar que a ZOOM � parceira do Instituto Neymar Junior para promover a dissemina��o de ci�ncia e tecnologia por meio das oficinas realizadas e de aulas de rob�tica no Instituto.�

A Liga de Futebol de Rob�s � uma experi�ncia de aprendizagem ativa de curta dura��o e prepara os alunos para outros programas regulares extracurricular da ZOOM, o Genius e o Roboter. O investimento para a escola ser� em torno de R$ 150,00 por aluno, durante 4 horas de participa��o da oficina/torneio. "A nossa ideia � que a atividade dure toda uma tarde na escola, tornando-se um grande torneio de futebol com medalhas e trof�u para as equipes vencedoras", finaliza o CEO da ZOOM.�

Montando e escalando os times

Nas oficinas da Liga de Futebol de Rob�s s�o utilizados os kits da LEGO Education WeDo 2.0 (Kids) e Mindstorms EV3 (Teen) e aplicativos de programa��o para controle dos rob�s.�

Organizados em grupos, os alunos exploram os kits da LEGO, discutem e planejam qual a melhor maneira de montar os rob�s. Nessa etapa, eles ficam diante de desafios que estimulam criatividade, l�gica, senso critico e conte�do. Um exemplo comum nesta fase � que diferentes designs afetam o produto final, a rela��o entre velocidade e controle, efici�ncia, entre outros.�

Com os rob�s montados, os alunos aprendem a programar utilizando o aplicativo. Trabalhando com fluxogramas e simula��o de cen�rios, as crian�as assimilam conceitos essenciais de programa��o, sabendo tamb�m como ajustar eventuais falhas e aplicar melhorias. Ent�o, a pr�xima etapa � a competi��o. Organizados em times, os alunos se revezam no controle dos jogadores, entrando em campo at� que seja coroado o campe�o!

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